Toxoplasmose e gravidez Gravida pode ter gato em casa? Claro! Mas exige cuidados por causa do risco de toxoplasmose.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa de características muito variáveis. Também conhecida como doença do gato, pode ter implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gravidez. Geralmente a infecção não produz sintomas, mas em muitos casos, os sintomas da podem ser confundidos com os de uma gripe e a pessoa nem fica sabendo que se infectou. Em outros casos, pode se manifestar como febre diária, linfonodos ou “ínguas” aumentadas e espalhadas pelo corpo, que geralmente regride em algumas semanas. Porém, em pacientes com imunidade muito baixa (como pessoas com AID ou realizando alguma quimioterapia, por exemplo) a doença pode ser mais grave e afetar o cérebro (neurotoxoplasmose) , podendo inclusive levar a morte.
O diagnóstico é feito através da pesquisa de anticorpos específicos para a doença no sangue. As mulheres grávidas que moram em zonas de risco (como no Brasil) devem realizar o exame no pré-natal e se for detectada a doença, pode ser feita uma análise para detecção da doença no feto antes de se iniciar o tratamento pertinente.
Se você está gravida e não possui anticorpos, tome cuidado para não se infectar. A contaminação durante a gravidez pode ter consequências graves ao feto, podendo inclusive levar a morte. As principais fontes de infecção por toxoplasmose são ingestão de alimentos contaminados, e não o contato com o gato em si. Sendo assim, a prevenção da toxoplasmose exige cuidados especiais de higiene, como:
– Sanitização de frutas e legumes com água corrente e solução com hipoclorito de sódio (água sanitária própria para alimentos antes do consumo).
– Evitar consumo dec arne crua ou mal cozidas; frutas ou legumes mal-higienizados; e frutos do mar crus da água contaminada.
– Solicitar que outra pessoa limpe a caixa de dejetos do gato (caso haja gato em casa).
– Higienizar bem as mãos, principalmente após contato com gatos e, principalmente, com suas fezes.
Fique atento e cuide de sua saúde. Fontes: UptoDate, 2019; http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/toxoplasmose